terça-feira, 25 de maio de 2010

Ilusão

Em uma escola de artes marciais, o estudante tem uma dupla função, facilitada pelos diferentes graus de conhecimento refletidos na nível que cinge:


• uma de aprendizagem através dos graus superiores,

• e outra de docência (ensino) para os graus inferiores,

a qual cumpre com agrado ao sentir-se incorporado como peça válida de uma corrente de conhecimentos, na que dá e recebe simultaneamente, enriquecendo-se no constante fluir da aprendizagem.

Este é um ponto que merece muita atenção. Nos dias de hoje é sabido por todos que a relação “Kohai – Sempai” é quase uma praxe falida. Bem, pelo menos no ocidente. No passado um vassalo era capaz de morrer em nome de seu senhor. Também é fato que não estamos mais nos tempos antigos e que muitos destes conceitos hoje são vistos no ocidente quase como um desequilíbrio. Porém, a relação “Kohai – Sempai” se dará para todo o sempre. É inevitável que o homem sempre necessite de alguém mais velho ou experiente para orientar-lhe nos caminhos da vida, seja um mestre, um professor, um familiar, um amigo... Não importa, mesmo com toda a tecnologia e a ascensão dos autodidatas, alguma instrução o homem deverá receber de um mais velho ou experiente. Neste dia a relação “Kohai – Sempai” se fará presente. Assim sendo, e principalmente vivendo nos dias de hoje, faço as seguintes indagações:


* Quem é capaz de estar ao lado do mestre ou professor, mesmo nos momentos mais difíceis?

* Quem quer ter a responsabilidade sobre os mais novos, de dar exemplo e se fazer cumprir nem que para isso, sacrifique a própria vida?

* Quem quer ensinar e assumir responsabilidades que não são suas?

Muitas destas formas de pensamentos fazem parte do dia-a-dia de um "Sempai". Quando este assume um cargo na vida ou em uma instituição, o próprio caminho escolhido se encarrega de encaminhar-lhe os devidos testes. Agora eu pergunto: Quanto pesa a responsabilidade de um cargo, de uma graduação, de um título? Observa-se que muitos perseguem nomeações para cargos e disputam, com ardor, lugares que lhes conferirão autoridade sobre outros. Contudo, quando assumem postos de comando se esquecem dos objetivos reais para os quais foram ali colocados, passando a agir em seu próprio favor. Isto prova, que a essência da arte tornou-se póstuma para estas pessoas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário