terça-feira, 4 de maio de 2010

Crítica

Do grego "crinein", significa separar, julgar. Conforme Klimick, criticar é uma avaliação que julga o mérito, a lógica de um raciocínio, a moralidade de uma conduta etc. Criticar é trazer uma avaliação a partir de seus conhecimentos. Isso permite que pessoas com menos tempo ou conhecimentos avaliem se desejam ou não aceitar tal opinião, conhecimento, etc.

Faço minhas as palavras de Theodore Roosevelt - Paris Sorbonne,1910.

“Não é o critico que importa, não é aquele que aponta como o homem forte tropeçou, ou onde ele poderia ter feito melhor. O crédito pertence ao homen que está na verdade na arena; cujo rosto está sujo pela poeira, suor e sangue; aquele que se esforça corajosamente; que erra e falha repetidas vezes, aquele que conhece os grandes entusiasmos, as grande devoções e se presta a uma causa justa; aquele que na melhor situação conheçe no final o triunfo das grandes conquistas, e que, na pior situação, se ele falhar, pelo menos falha com ousadia, de modo que o seu lugar nunca seja junto aqueles de almas frias e timídas, que não conhecem nem vitória nem derrota.”

Ou seja: Se não esteve na arena, não critique! Criticar não é falar mal, é falar sobre!

6 comentários:

  1. Oi Fabricio,
    Interessante a imagem do seu blog.
    Visite também o meu em
    http://biometrio.blogspot.com
    Um abraço,
    Jorge
    meu mapa social em
    http://xeesm.com/JorgePurgly

    ResponderExcluir
  2. Ola Fabricio, muito bom!!!! da uma olhada depois no meu blog ok.
    http://pauebomba.blogspot.com/
    o seu ja esta adicionado la!!
    grande abraço!!!!

    ResponderExcluir
  3. É isso! Ação sem palavras. Mais direto, quase impossível.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo, é o Prof. Dirceu de Itajaí, forte abraço e continue mostrando o quanto um artista marcial pode ter sucesso naquilo que mais gosta, bastante saúde pois o resto nós alcançaremos!!!!

    ResponderExcluir