segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Justiça Brasileira: Tarda mas . . .

...mas falha, e muito!

Trecho de "O Dever do Advogado. Carta a Evaristo de Morais". Obras Completas de Rui Barbosa. V. 38, t. 2, 1911. p. 14.

"As falhas da própria incompetência dos juízes, os erros do processo são outras tantas causas de resistência legal da defesa, pelas quais a honra da nossa profissão tem o mandato geral de zelar; e, se uma delas assiste ao acusado, cumpre que, dentre a nossa classe, um ministro da lei erga, para estender o seu escudo sobre o prejudicado, ainda que, diz o autor de um livro magistral sobre estes assuntos, 'daí resulte escapar o delinqüente'."

Não sou jurista, jurisperito, jurisconsulto, magistrado ou possuo notável saber em quaisquer ramo da ciência do direito. Sou cidadão! Aquele que sofre, paga e clama por justiça. Caso tivesse poder para algo, eu escolheria mudar a simbologia da Estátua Dama da Justiça. Principalmente em nosso país! Iniciaria em desvendá-la, para que fique com os olhos bem abertos na não imparcialidade que a mesma se propõe. Após, colocaria algumas centenas de kilos em um dos pratos de sua balança - que está vazio - para que realmente ouvesse a representatividade do dever da realização de julgamento equilibrado. A espada com seu aço corroído e podre - que  não é usada a tempos como instrumentos de defesa da sociedade - eu trocaria por uma forma de bolo, pois os contraventores são tratados a pão-de-ló. O livro, eu reescreveria para néscios entenderem, afinal, poucos estão conseguindo ler o livro para adquirir sabedoria. O livro da justiça hoje é fundamentado na covardia e procrastinação. E a cobra? Fácil !!! Colocaria uma hiena no lugar, afinal, aquele que busca a justiça sempre sai caçoado...

Mas, "não tenho" poder nem direitos, somente DEVERES !

Um comentário:

  1. hoje são advogados que não sabem fazer uma petição, juizes que não querem decidir, médicos que não saber diagnosticar ou operar..
    Esse é o Brasil de hoje, com pessoas sem interesse, fazem faculdade por dinheiro, levam nas coxas, e somos nós que sofremos com isso... Sofremos pela ignorância de futuros formandos!!!

    ResponderExcluir