terça-feira, 26 de abril de 2011

Exemplo?



Todos ficaram emocionados ao saber que um motorista encontrou e devolveu R$ 70.000,00. Eu não fiquei! A imprensa noticiou este evento como sendo algo merecedor de aplausos, homenagens e quem sabe "até uma possível candidatura do Bom Samaritano ao senado". Ao ouvirmos esta notícia, nós brasileiros, deveríamos nos envergonhar. Desde quando devolver dinheiro é algo ANORMAL? Desculpem, esqueci que estamos no Brasil, e de honesto não temos nada. A grandiosidade dessa notícia deveria ser algo comum entre nós... Sempre digo: O brasileiro é um povo corrupto que deseja um governo honesto! A única coisa que temos de honesto é a desonestidade, isto sim! Olhe a sua volta: pessoas furando filas, cargas sendo furtadas em acidentes de trânsito, motoristas parando em ciclofaixas e em vagas para idosos, estudantes colando em provas, professores matando aulas, e os governantes.... puff!!! A culpa do país estar desta forma é puramente sua! Em quem você votou? No político sujo e corrupto que vai ajudar sua empresa ou sua família, por você conhecê-lo, ou no amigo que está falido e resolveu se candidatar para algum cargo? Já observaram as pessoas quando encontram um político andando na praça, na rua, na universidade? Todos desejam cumprimentá-lo! Parece que estão diante de um Deus! Deveriam cobrar dos mesmos, e não apertar sua mão... As eleições em nosso país exibem uma grande farsa. Tiriricas e Romários angariam candidatos para a câmara no qual não votamos! Somente 35 deputados federais dos 513 alcançaram individualmente o quociente eleitoral, ou seja: 478 foram empossados sem alcançar o número de votos necessários. Não existe político sem segundas intenções! Para os políticos, somos divididos em duas classes: instrumentos e inimigos, Nietzsche já dizia isto. A qual classe você pertence? Nenhuma? Então, para os políticos você não existe...


segunda-feira, 11 de abril de 2011

Notícias!

Mais uma vez.... Não posso, não consigo, não dá! Abro o jornal hoje e tento lê-lo... Morreu fulano assassinado, acidente BR 470 mata 5, policial morre, mãe é econtrada morta, sogro mata genro, adolescente é preso por tráfico, menina é encontrada esquartejada..... E, não poderia faltar: REALENGO! Por que os principais jornais e revistas estampam a cara de um monstro (Wellington Menezes de Oliveira)? Os jornais e revistas não poderiam ter estampado a face do SGT Alves, um dos heróis? Será que o povo é movido por desgraça? Wow... mas, será que, caso jornais e revistas apresentassem somente notícias maravilhosas, ou a maioria delas, o leitor compraria o mesmo?

Bem, em ato único amassei os jornais e fiz uma cesta de três pontos com eles na lixeira! Uff! Alívio... Ué?! fugi da realidade fazendo isto? Não... somente pensei em começar a semana com ótimas leituras e pensamentos. Afinal, alguém falou um dia: "Nós somos consequência daquilo que pensamos".

Amplexos!

P.S.:  Agora retomou-se o debate referente o desarmamento, como se armas matassem pessoas. Tente colocar uma arma municiada em cima da mesa, e diga bem alto e em bom tom para ela: "Mata, atira! Vamos arma!!! Mata, lance este projétil!!! atire arma!!! Vamos!!! Não sabe obedecer?" Então você irá perceber que ARMAS NÃO MATAM PESSOAS, E SIM, PESSOAS MATAM PESSOAS... COM ARMAS DE FOGO, COM FACAS, COM CARROS.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Solidão...

Saibam todos:  a pior solidão, é a SOLIDÃO IDEOLÓGICA!!!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O Brasil e os Samurais



seppuku.jpg



Tom Cruise esteve nos cinemas como veterano de guerra que vai para o Japão e lá aprende mais do que a cultura e a forma de guerrear dos japoneses. Mas por favor, não alugue este filme para ver isso; tente, ao invés, entender o que é o bushidô, o caminho ético e espiritual do samurai. É o bushidô que torna "O Último Samurai" um filme necessário para os dias de hoje.
O bushidô pode ser entendido como um conjunto de leis não escritas que orientava a vida e a conduta dos antigos guerreiros japoneses, os samurais. Conforme alguns escritos,  "o samurai cultiva as virtudes marciais, demonstra absoluta indiferença frente à morte e à dor, na sua dedicação e lealdade ao senhor feudal, o shogun ou o próprio imperador".
Samurai deriva do verbo samuru, que significa servir e proteger, mas suas virtudes vão muito além disso. São sete virtudes ao todo, simbolizadas pelas dobras do hakama, a vestimenta típica do samurai, também utilizada na pratica de algumas Artes Marciais e esportes baseados nas mesmas, coragem, benevolência, retidão, cortesia, sinceridade, lealdade e honra. Esse conjunto de virtudes possui três fontes fundamentais, sem as quais a arte dos samurais teria sido tão-somente uma arte de guerrear: o budismo, o shintoísmo e o confucionismo. O budismo, através do Zen, ofereceu serenidade e meditação aos samurais, alem da superação da morte. O shintoísmo, religião mais antiga do Japão, ensinou a lealdade, a reverência e a honra. O confucionismo conferiu ao bushidô seus princípios éticos, como a benevolência, a cortesia e a sinceridade. Contrariar uma dessas virtudes constituiria vergonha insuportável para o samurai, que, numa situação dessas, não teria alternativa senão suicidar-se pelo ritual do seppuku (erroneamente também conhecido como harakiri, literalmente “cortar barriga”).
As técnicas aprendidas pelos samurais teriam pouca utilidade hoje em dia. Durante a Era Meiji, o papel do samurai perde importância militar, na medida em que a tecnologia tornou obsoleto o uso da katana (espada japonesa). Mas o bushidô permaneceu como base de todas as artes marciais praticadas hoje em dia e também como código ético e moral para a vida. Por isso, o samurai permanece como exemplo a ser seguido e respeitado. Como diz o provérbio japonês: “O samurai é o primeiro a sofrer angústia pela sociedade humana e o último a procurar prazer pessoal”.
É fácil perceber quando um lugar não tem samurais. As ações acontecem em função de conveniências, desprezam-se a honra e a sinceridade, a lealdade simplesmente inexiste e a bondade torna-se cada vez mais rara. Na classe política brasileira, está repleto de exemplos que fariam qualquer samurai morrer de vergonha.
As virtudes do samurai são comuns em praticantes de Artes Marciais e esportes baseados nas mesmas, que têm o bushidô como pedra fundamental.
Entre políticos, são virtudes ignoradas pelos motivos mais banais e egoístas. Seria bom se o Brasil tivesse samurais como líderes do povo: sujeitos severos, justos e honrados, modelos de lealdade e retidão. Capazes, inclusive, de praticar o seppuku (ritual suicida) caso ignorassem uma dessas virtudes...  Mas, nos dias de hoje a única certeza que teríamos, é que as funerárias lucrariam muito !!!