terça-feira, 20 de julho de 2010

Shihan - 師範

Perguntaram-me o significado do termo Shihan.
Para responder esta questão, temos que saber que esta palavra é forte, e cheio de dogmas, mas com certa razão. Com relação ao termo Shihan 師範 , este divide-se em Shi 師 que significa “perito, expert, mestre” e han 範 que quer dizer “modelo, exemplo” para ser seguido. Portanto, Shihan 師範 (しはん) se refere a um mestre que serve como padrão ou modelo a ser seguido. Mas o que será um mestre? Como vemos um mestre?

Conforme The Way of Life and Death - Eiji Yoshikawa: 

"Normalmente, com sua generosidade e paciência, um mestre ensina tudo o que sabe para seu pupilo e o faz com uma grande dedicação. Vence preconceitos alheios, vence resistências, vence fraquezas. Semeia em terreno árido, gastando até as sementes que poderão lhe fazer falta no futuro. Ele o faz, mesmo assim. Irriga o deserto. Pelo afeto, pelo crescimento mútuo e pela melhora do mundo, um mestre se ocupa da melhora do indivíduo, nem que seja um por um. No seu trabalho de formiga, replica seus conhecimentos, adquiridos em sua vida, geralmente sofrida, passando tudo adiante e evitando o sofrimento dos outros. Com toda essa entrega e dedicação ao bem do próximo, a tendência de seus estudantes é vê-lo como um Deus, tendem a idolatrá-lo, mas o mestre não se seduz. Certo de seu objetivo, continua sua jornada sem se importar muito com a sua vaidade. 

Depois de um tempo convivendo com nosso mestre, percebemos que ele é humano. Enxergamos nele alguns de nossos defeitos e outros novos. Vemos que ele tem a resposta para nossos problemas, mas não tem respostas para seus próprios. De frente com essa nova realidade, temos duas possibilidades: a decepção, causada pela nossa enorme expectativa ou o alento, por perceber que somos todos iguais. Devemos escolher ver o lado da igualdade, entre todos os seres humanos, inclusive entre os estudantes e o mestre. Quando essa percepção ocorre, começa aí um novo estágio. De um ser que inicialmente se via limitado, brota a possibilidade de crescer, melhorar, existir, viver e amar sem depender mais do cuidado do mestre. O mestre, sempre muito generoso, finalmente pode descansar. Ele criou um novo mestre... Mas, ele sabe que ainda falta muito para ele próprio tornar-se um ser humano perfeito, um Tatsujin".

Compreendam isto! E, além de tudo não esqueçam:

Shihan não nasce em pé de árvore como vemos nos dias atuais !!!

Um comentário: