Reverência ao Kamidana
Esta é uma reverência feita no início e no final de cada aula, dirigida ao ponto mais alto da sala, ou talvez em direção a uma fotografia, um texto, ou em direção a um santuário Shintoísta. A reverência é outro passo de transição do mundo exterior para o dojo. Também é um momento em que o estudante pode refletir sobre a história de sua arte, pois é aí que se expressa a gratidão ao fundador e aos mestres anteriores da arte. A reverência ao Kamidana também serve para lembrar aonde ele fica, e isso é importante para a forma como você vai se movimentar no dojo.
Reverência ao Sensei
No início e no fim da aula, os estudantes têm a chance de fazer uma reverência formal ao instrutor. Isso deve ser feito cuidadosamente e com completa atenção, pois é sua chance de demonstrar sua gratidão pela paciência e pela habilidade do Sensei. Isso demonstra seu desejo de aprender e seu pedido para receber suas instruções. Diversas vezes durante a aula você terá a chance de agradecer ao instrutor pelo aconselhamento ou pela correção. Ao fazer esta reverência com completa concentração, certamente você estará atento ao que está sendo dito. É muito fácil simplesmente não prestar muita a tenção e dizer "obrigado", voltando a praticar de forma errada, como muitos gostam de fazer.
Reverência ao parceiro
Se você tem a oportunidade de trabalhar com um parceiro, vocês farão uma reverência um para o outro. Novamente, faça-a com cuidado e com total atenção. Você estará dizendo ao seu parceiro, “por favor, pratique comigo” e "agradeço por sua cooperação". Uma reverência descuidada levará a uma prática descuidada, o que pode ser um risco de acidentes se um estudante faz uma reverência enquanto o outro ataca. Sempre se lembre que os estudantes mais antigos e os instrutores podem dizer muito sobre a sua atitude pela forma como você observa a etiqueta do dojo, e por isso eles tem que ser um exemplo para os mais novos.
Procurem entender estas importantes formas de reishiki.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário